quinta-feira, 7 de março de 2013

Jerônimo de Savonarola

   

       Abordarei neste post um pequenino resumo da vida de Jerônimo Savonarola, um padre italiano do século XV que foi ex-comungado pelo papa Alexandre VI pelo simples fato de denunciar a vida de corrupção e imoralidade dentro do meio sacerdotal e da corte italiana. Savonarola viu a necessidade de ter um relacionamento  mais profundo com o Senhor e começou em 1490 a pregar sobre a iminente volta de Cristo e a importância da Cruz de Cristo para a Salvação plena.
      Depois de intensificar muito a urgência de uma vida santa em Lombárdia e Florença, cidades onde mais ficava, e de denunciar com contundência a vida pregressa dos nobres e do clero italiano, criticando até o próprio papa, Savonarola foi perseguido e proibido de pregar. Porém, vendo a necessidade extrema da conversão de seus co-patrícios, Savonarola continuou pregando e denunciando a imoralidade da nobreza e do clero, e também a omissão e conveniência do papa. Sedo assim, Savonarola foi torturado e morto por heresia, típico de quem não concordasse com a Igreja Romana. 
      O legado de Savonarola é lembrado por muitos servos de Deus até hoje. Foi um precursor da reforma protestante mesmo não deixando de ser católico romano. Savonarola merece ser lembrado e falado por todos os cristãos que desejam uma vida mais profunda com o Senhor e que não se conformam com uma vida que não traz glória ao nosso Deus!

Um comentário:

Dennis disse...

Quem poderá explicar o mistério de como chega a luz de Deus ao coração de um homem? Louvado seja Deus por todos os Seus feitos.