segunda-feira, 11 de março de 2013

Nicolau de Cusa

     
                                                           

        Hoje dar-se-á continuidade aos exemplos da fé com o cardeal, teólogo e filósofo alemão Nicolau de Cusa. Este grande homem, através de sua filosofia espiritual, chega, corretamente, à conclusão de que somos ignorantes quanto ao conhecimento de Deus, chamando esse processo de "douta ignorância". Sabermos que nunca compreenderemos o inalcançável Deus de nossas vidas, a não ser que Ele nos alcance, é um conceito de ignorância que todos deveríamos ter.
        Em sua vida esforçou-se em unificar as igrejas ocidental e oriental, porém, sem sucesso. Tentou apaziguar e normalizar as tensões políticas do seu tempo, entretanto foi torturado pelo duque Sigmund, ocasionando assim sua morte antecipada tempos depois.
        Seus pensamentos anti-aristotélicos, ou seja, contra o excessivo raciocínio e teorização da fé, promulgando em uma densa e tediosa sistematização da teologia cristã, foram uma denúncia a um tipo de cristianismo frio e arraigado em uma tradição de letra morta e sem a ânsia de buscar o conhecimento relacional e experimental de Deus através da oração e contemplação a Ele!
        Que meditemos nas Sagradas Escrituras com o coração inclinado ao Senhor em uma vida santa e agradável a Ele, como no caso de Nicolau de Cusa!


Nenhum comentário: